Ao anunciar seu novo console na E3 2011 a Nintendo demonstrou estar obcecada pelo ideal que a salvou: Criar controles revolucionários. E com esta obsessão veio uma cegueira que a está impedindo de ver o quanto sua concorrente mais próxima, a Sony, pode ser uma real pedra no seu sapato. Será que não entenderam que a integração PSVita e PS3 é exatamente a mesma coisa que pretendem elaborando um controle com tela, câmeras e touchpad para o Wii U? Apesar da Sony nunca ter feito demonstrações utilizando um PSVita controlando um game de PS3, sabemos que não é nem perto do impossível isso ser feito. Basta uma trivial atualização no firmware do PS3 e pronto, cai por terra qualquer tentativa de associação da palavra “revolucionário” ao novo console da Nintendo. Na verdade, o Wii U parece uma tentativa desesperada da Nintendo em inovar novamente, mas que, desde ontem, fracassou monumentalmente.
Absolutamente nada, NADA no novo controle da Nintendo parece chamar mais atenção do que as capacidades do PSVita, muito pelo contrário. Chegam a ser ridículas as aplicações do controle sugeridas pelo vídeo-anúncio exibido pela Nintendo na sua Press Conference da E3. Eles querem de toda forma iPhonizar a experiência de se jogar consoles de mesa e isso soa no mínimo patético… Eles chegam ao cúmulo de mostrar no vídeo duas pessoas jogando um quase-dama no controle, querendo demonstrar o quanto ele pode ser independente daquela “caixa” ali, sobre o móvel da sala, ao lado da TV… TV??? Pra que TV??? Agora seus jogos da “caixa” podem ser jogados na “incrível” tela de 6″ do controle de seu mais novo e revolucionário Nintendo… Quem é que precisa de uma TV de 32″ Full HD, não é mesmo??? Bem, se for pra jogar dama em um vídeogame que se diz next-gen, ninguém precisa de uma TV mesmo não.
Mas falemos agora um pouco dessa “caixa” sem importância, que é como Reggie Fils-Aime tem mostrado gostar de tratar o Wii U em si. Dizem ter a capacidade gráfica de um PS3, coisa que sinceramente duvido depois dos vídeos que vi. Mas e se isso sim for realmente verdade? A única coisa que tenho a dizer é que a Nintendo está quatro anos e cinco meses atrasada… Onde que esta porcaria é next-gen??? Valei-me a razão, por favor.
Acredito que desta vez a Nintendo terá problemas em consolidar seu novo console… Ao contrário do Wii, o Wii U não apresenta nenhuma inovação que realmente chame atenção, que a destaque entre a concorrência, como o WiiMote foi capaz de fazer. Qualquer aplicação sugerida para o controle do novo console da Nintendo pode ser trivialmente reproduzida pelo PSVita e PS3, mas dúvido que muitas delas sejam de interesse das softhouses, simplesmente por serem aplicações rizíveis e estúpidas. Na própria Press Conference da Sony foram mostradas formas de interação realmente interessantes e úteis que podem surgir entre dois hardwares intercomunicáveis, mas que, diga-se de passagem, são impossíveis de serem copiadas pelo controle do Wii U, já que o controle, por si só, não acessa a Internet.
Tá certo que o controle do Wii U vem junto com o Wii U. Tá certo que ele deve ser infinitamente mais barato que um PSVita, o que reduz a viabilidade de se produzir muitos jogos que explorem uma integração aprofundada entre o PSVita e o PS3. Mas de boa…. Se esta “integração aprofundada” se resumir a dar zoom na sua sniper e ver mapinhas do cenário do jogo, obrigado, mas estou dispensando.